A raça Suffolk é uma raça de ovinos oriunda do sul de Inglaterra. Foi originalmente desenvolvida como resultado do cruzamento de carneiros de Southdown com ovelhas de Norfolk Horned na área de Bury St Edmunds. Essas ovelhas eram conhecidas como Southdown Norfolks ou localmente como “caras pretas” (black faces).

O resultado deste cruzamento foi um animal com elevada estabilidade genética, um fenótipo muito homogéneo e uma melhoria clara relativamente a ambas as raças que lhe deram origem.

A primeira referência formal à raça Suffolk data de 1797 quando na publicação “Visão geral da agricultura no condado de Suffolk” Arthur Young afirmou: “Os ovinos deste tipo devem ser chamados de raça Suffolk, considerando-se que a carne desta raça é distinta das outras e apresenta qualidades distintivas superiores em termos de textura, sabor, quantidade produzida e cor de molho.

É uma raça de cara preta e de face aberta e é criada principalmente para a produção de carne. A ovelha de Suffolk era uma raça autónoma reconhecida já em 1810, apesar do livro genealógico só ter sido fechado mais tarde. A Sociedade Inglesa de Suffolk foi organizada em 1886 para prestar serviço de registo e para desenvolver a utilização da raça e apurar as suas características diferenciadoras.

O grupo inicial continha 46 rebanhos, variando em tamanho de 50 a 1.100 ovelhas e com uma média por criador de 314 animais. Todos os 46 rebanhos estavam em East Anglia e 34 estavam na própria Suffolk. O mais antigo era o de E.P. & H. Frost of West Wratting, fundada em 1810.